terça-feira, 21 de maio de 2013

BR 437 que liga Ceará e Rio Grande do Norte, está abandonada.

Encontra-se em total abandono a BR 437 que liga a comunidade de Cajueiros no município de Tabuleiro do Norte, a cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte. A pavimentação asfáltica é um sonho antigo das comunidades dos diversos municípios que ficam a margem da rodovia nos dois estados, isso porque, a estrada tem um papel importante, tanto no aspecto econômico, como social. 
 http://www.tabuleirodonorte.ce.gov.br/pictures/noticias/Not_BR437-003_painel.jpg
A paisagem que temos hoje é de total desrespeito aos moradores e prova do desprestígio político das duas bancadas federais dos dois estados. Recentemente, o governo federal gastou 2,5 milhões de reais numa “meia-sola” que contemplou apenas o trecho de 48 quilômetros que fica no estado do Ceará.   Da divisa do Ceará até a BR 405 na comunidade de Jucuri no Rio Grande do Norte, restam 31 quilômetros totalmente abandonados, com o mato invadindo o que era o leito da estrada, uma pequena ponte que não suporta o peso de nenhum veiculo e buracos de todos os tamanhos, o que inviabiliza o tráfego de veículos, seja fazendo o transporte de passageiros ou carga. 
 http://www.tabuleirodonorte.ce.gov.br/pictures/noticias/Not_BR437-001_painel.jpg
Mas, promessa é o que não falta. Um morador de um assentamento a margem da rodovia mostrou para a comitiva formada por vereadores de Tabuleiro do Norte-CE e Baraúna - RN, recortes de jornais com várias reportagens – umas com dezenas de anos; outras mais recentes - onde o ex-ministro dos transportes Alfredo Nascimento garantia que a ordem de serviço estava assinada e que a obra começaria em curto espaço de tempo. Noutra, a atual governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (que é de Mossoró), garantindo que os recursos estavam alocados dentro do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal), e que tudo era só uma questão da liberação desses recursos. Só que promessa numa construiu estrada nenhuma. O abandono é do tamanho do desapontamento dos moradores, e bem maior que o desprestígio desses políticos que representam os dois estados no Congresso Nacional.   

Fonte: Pefeitura de Tabuleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário