sábado, 11 de maio de 2013

UFRN anuncia que 100% das vagas serão preenchidas pelo Sisu/Enem.


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprovou hoje (08) novas regras que serão adotadas pela instituição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir do segundo semestre deste ano (2013.2).

De acordo com a nova regra da UFRN, a prova de redação terá peso igual para todos os candidatos e estes deverão tirar uma nota mínima de 400 para não serem eliminados. Já as notas das outras provas - Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens - terão os pesos conforme o curso escolhido. Por exemplo, a prova de Matemática terá peso 3 para cursos da área Tecnológica II e para os cursos de Biomédica e Humanística II as notas das provas de Matemática terão peso 1.

A partir de 2013.2, 100% das vagas da UFRN serão preenchidas pelo ENEM/SiSU, com exceção dos cursos que fazem Teste de Habilidade Específica, como Música. Na reunião, ficou definido que no período letivo de 2013.2 serão reservadas 25% das vagas do SiSU para as cotas e, em 2014, esse percentual atingirá 37,5% . Já a partir de 2015, 50% das vagas serão reservadas para cotas no Sistema.

Os alunos e professores já começaram a tomar conhecimento da nova regra e aprovar a nova medida. Para Carlos André, professor e diretor do Overdose Colégio e Curso, a solução encontrada pela UFRN foi positiva. “A UFRN está de parabéns. O modelo original não levava em consideração a aptidão natural dos alunos de diferentes áreas. Não faz sentido, por exemplo, a prova de matemática ser mais importante para um aluno de Direito do que a de História”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário