terça-feira, 23 de julho de 2013

Enem 2013: veja erros gramaticais comuns na redação e como evitá-los.

O Enem 2013 será aplicado no mês de outubro em todo o Brasil
Foto: Edson Jr. / Terra

O Enem 2013 será aplicado no mês de outubro em todo o Brasil Foto: Edson Jr. / TerraO caminho para uma redação perfeita é árduo. Diversos pontos devem ser observados, e manter a calma para atender a todas as exigências dos corretores é difícil. Cobra-se coesão, embasamento, articulação. No meio disso tudo, o aluno ainda esbarra nas peculiaridades da língua culta e formal. "É uma outra língua, que não a do menino", aponta Francisco Platão, professor do Sistema de Ensino Anglo. Erros de gramática e ortografia se repetem e afastam os alunos da nota máxima. Contra tudo isso, recomenda-se calma. "Entende-se que o momento da prova é uma fase de muito nervosismo, mas são necessárias concentração e muita prática para o sucesso", ensina a professora Talita Aguiar, do Curso Progressão Autêntico.

Confira os principais erros ortográficos e gramaticais na opinião de Talita, Platão, Vivian e os professores Ana Paula Ramos, do Sistema Elite de Ensino, e Ester Chapiro, psicopedagoga da Central de Professores - Soluções Pedagógicas.Outra dica infalível, dizem os mestres, é a leitura. Essa é, talvez, a única forma de realmente se aprender a fazer uma boa redação. "O aprendizado se dá ao longo do tempo, com o convívio com a língua padrão. E onde está a língua culta? Nos livros", diz Platão. Vivian Carrera, do Cursinho do XI, diz que "em geral, uma associação incorreta, com o "auxílio" da pressa e do nervosismo na hora da prova, faz com que se coloquem acentos em palavras que não os têm ou que se esqueçam algumas regras. Além da leitura, ela também exalta o hábito da escrita: "Escrever põe em prática as normas assimiladas".

Haver
Ana Paula Ramos diz que muitos erros estão relacionados com o verbo “haver”: "Dificilmente os candidatos acertam o emprego desse verbo, já que sabem que os verbos concordam com o núcleo do sujeito de uma frase". Contudo, ressalta a professora, na língua portuguesa, sempre existem exceções. Por isso, ela dá uma dica:

ENEM 2013DATAS
Início das inscrições13 de maio
Fim das inscrições27 de maio
Pagamento da taxa de R$ 35até 29 de maio
Primeiro dia de provas26 de outubro, das 13h às 17h30
Segundo dia de provas27 de outubro, das 13h às 18h30
GabaritosAté o dia 30 de outubro
"Na maioria dos casos em que o verbo haver é empregado, ele não tem sujeito, ele é sujeito inexistente. Portanto não há com quem esse verbo concordar. Se não há com quem concordar, ele ficará no singular, independentemente do seu tempo e modo verbal. Que casos são esses? Quando o verbo haver indicar tempo transcorrido", explica, citando como exemplos a frase "há duas semanas, vi-o caminhando na rua" e o caso do verbo empregado no sentido de existir, como em "havia 20 alunos naquela sala".

Nenhum comentário:

Postar um comentário