quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Governadora e ministro da Ciência e Tecnologia inauguram no RN o primeiro radar meteorológico de monitoramento.









Na sede da Base Aérea de Natal, a Governadora Rosalba Ciarlini e o ministro Marco Antonio Raupp inauguraram juntos, nesta segunda-feira (02), o primeiro radar meteorológico da Rede Observacional do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. O equipamento tem a finalidade de cobrir todo o Nordeste brasileiro e, por meio da observação, desenvolver, implementar e testar sistemas de prevenção dos desastres naturais típicos da região, como a seca e ocorrências de fortes chuvas.
 O aparelho faz parte de um conjunto de nove dispositivos adquiridos pelo Cemaden, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em Natal, o radar cobrirá cerca de 80% do RN, incluindo a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea. Informações fornecidas por esse sistema permitirão monitorar os extremos de chuvas que provocam deslizamentos de solos e inundações. Os radares instalados também irão auxiliar no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população. 
 A solenidade de inauguração do novo radar contou ainda com a presença do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e da reitora da Universidade Federal do RN, Ângela Paiva.
 Na ocasião, as autoridades presentes acompanharam as explicações dadas pela coordenadora do Cemaden, Regina Alvalá, que exemplificou o funcionamento do sistema de monitoração. Segundo ela, o equipamento permitirá uma resposta mais imediata às possíveis ocorrências de fenômenos naturais no RN. “Vamos melhorar a previsão do tempo muito rapidamente e antecipar a emissão de alertas às autoridades da defesa civil”.
 Para a Governadora Rosalba Ciarlini, o radar meteorológico representa um avanço na área de prevenção. Ela também aproveitou para agradecer ao ministro Marco Antonio Raupp, pelo apoio neste setor. “Só sabe o que é uma seca quem já viveu uma. É um prejuízo inestimável para o homem do campo e também para a nossa economia. Poder contar com um equipamento como esse só nos favorece, pois vamos conseguir nos antecipar e desenvolver ações mais rápidas e eficazes”, declarou a chefe do Executivo Potiguar”.
 O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação falou sobre as medidas de prevenção que estão sendo desenvolvidas e executadas pelo Governo Federal. “Essa aquisição é mais uma manifestação do nosso plano de gestão de riscos. Oferecemos prevenção, mapeamento, monitoramento, alerta e resposta aos fenômenos. O aspecto social também deve ser considerado, já que famílias que moram em encostas e zonas de risco vão poder contar com o nosso sistema, vamos nos preparar para possíveis situações de colapso de desabastecimento de água e de preparação para a safra”, pontuou Marco Antonio Raupp. A instalação de radares atende a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto/2012 pelo Governo Federal.
 Garibaldi Alves Filho também falou sobre a aquisição do novo radar. “Tenho acompanhado com freqüência a ocorrência de chuvas aqui na nossa região. Nós enfrentamos as duas calamidades: a falta de chuva e também a abundância dela, que afeta e maltrata a terra do mesmo jeito que a seca. Um radar como esse vai nos deixar bem preparados para enfrentar qualquer um desses problemas”.

Assecom RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário